Dicas e Truques sobre o universo linux, web e muito mais...

Porque muitos usuários desistem do linux?

nao desista
Bom leitores do CL, neste post eu irei abordar sobre o porque de muitos usuários desistirem da plataforma linux. Muitos dos meus amigos desistiram por "n" motivos. Logo abaixo vou citar os que mais me deparei:

Quer saber manipular o linux, mas não quer instalar!

O tópico acima parece meio contraditório, não acha? Mas vou explicar melhor. Conheço muitas pessoas que querem aprender a usar linux, só que não querem instalar o linux em suas máquinas.  A maioria está com medo de não se adaptar ao sistema.  Acham que só lendo apostilas e sites sobre o assunto vão aprender. Linux não só é teoria também tem a prática.

Comparações com outros SO

Você não pode comparar o windows com o linux! Ambos tem objetivos diferentes.Muita gente fica se lamentando, "Ah no que meu windows é assim ou assado!". Linux e Windows são diferentes acostume-se com isso.

Falta de interesse

Muitos usuários criam 2 partições e instalam o windows e linux na mesma máquina. Mas na verdade o linux só está ocupando espaço. Para você dominar o linux é necessário um pouco de convivência com o sistema.

Falta de fontes para pesquisas

Blogs de qualidade falando sobre linux é um pouco difícil de encontrar, pois é um nicho escasso de blogs, mas nem por isso se deve abandonar o linux. Embora que, poucos mas existem bons blogs sobre o assunto. Vou linkar alguns abaixo:

Fator preconceito

No post ""Triste realidade sobre o Linux" criado por Iranilson, ele escreve num de seus parágrafos, a pergunta feita pelo seu amigo "Se linux é coisa pra nerd". Hoje em dia quem usa linux é nerd, quem já viu isso!.

Meu pai, por exemplo, não é nerd e usa linux ubuntu sem qualquer dificuldade! Essa coisa de linux é coisa pra nerd acabou!. Você não deve desistir do linux só porque os outros acham que é "Coisa pra Nerd". O linux é usado hoje em dia por pessoas comuns como eu e você.

Há mais pessoas que desistem, do que pessoas que fracassam! (Henry Ford)

6 comentários:

Anônimo

olá Eliel Neto
primeiramente Meus parabéns pelo ótimo artigo,

sabe também creio eu que se uma pessoa que testa o Linux, nós como usuários avançados devermos ajudar adaptação do iniciante, para que eles não desista no meio da estrada, bom acho que é isso.

Anônimo

Obrigado! O que eu quero dizer é antes de tirar conclusões precipitadas, é sempre bom testar.

helder pereira

eu tenho dois pc's neste momento. um com o w7 e ubuntu numa partição. Entretanto ficou + pratico usar uma virtual machine no windows, e qd precisei de trabalhar na faculdade no linux, usei o xubuntu em vmware. A tal partição ficou ali a ocupar espaço, mas deixei estar. depois tirei um curso de redes, e so usava o ubuntu(tal partição) mas hoje em dia, sou um windows lover. O linux da uma dor de cabeça desgraçada. Passei a destestar programar em java por ser uma salagada de todo o tamanho. E uso neste momento o windows para programar criar sites, e troquei o java pelo csharp por ser mais clean e arrumado. tenho um windows phone e estou a iniciar em aplicações para essa plataforma. Se eu tiver uma empresa, ok implementaria linux com todas as ferramentas open source que há e mais algumas, mas windows dá muito menos dores de cabeça e o tempo que sobra uso pra algo util e mais descontraído. Fui forçado digamos a gostar de linux os 5 anos que andei na universidade em engenharia informática, e cheguei a usar dias a fio linux(ubuntu) e mesmo no quotidiano. Eu dei-lhe anos de hipotese. Mas há sempre alguma coisa pra emendar, sempre uma placa que não ta bem, consulta foruns, edita ficheiros, reinicia pc, etc etc etc. Eu quero criar aplicações, software, criar sites, etc etc etc. Windows nesse aspecto...bate o linux seja qual for. É a minha modesta opinião de quem usou e abusou de vários sistemas linux, mais sistemas deb, do que rpm. O que aconselho a qualquer pessoa é a instalar o wubi. é um ubuntu q se instala no windows sem ser necessário andar com partições, mas ficamos virtualmente com dois boots.

Dinarte Pimentel

Uso ubuntu. E WINDOWS. aLÉM DE FAZER TAREFAS DO DIA A DIA, LER EMILS, INTERNET, ESCREVER DOCS, OUVIR MUSICA. USO OUTROS PROGRAMAS "LIVRES"-
Tenho os dois sistemas e dualboot. MAS, Prefiro de longe o ubuntu-linux.
Mais RÁPIDO...MAIS ESTÁVEL...MAIS INTUITIVO...MELHOR CONSTRUIDO...INTERFACE MAIS LIMPA..MAIS FÁCIL ACESSO AOS PROGRAMAS, ÁS CONFIGURAÇÕES E àS PREFERÊNCIAS. INSTALAÇÃO DE APLICATIVOS RAPIDÍSSIMA E GRATUITA !! ACTUALIZAÇÕES SEM NECESSIDADE DE REBOOT...
AH...IA-ME ESQUECENDO DE UMA COISA.IMPORTANTÍSSIMA..MAIS SEGURO...NÃO NECESSITA ANTIVIRUS..NEM FIREWALLS...
cOMO NÃO ESTOU CONSTANTEMENTE COM CONFIGURAÇÕES... SERVE PERFEITAMENTE PARA A TAREFAS ROTINEIRAS.
o QUE ME IRRITA É QUE COMO TODA A GENTE USA O MS OFFICE. OS DOCX, PPTX, ETC, QUANDO USO O LIBRE OFFICE OU MESMO O MS OFFICE VIA WINE, DESCONFIGURA SEMPRE. LÁ tENHO QUE RECORRER AO WINDOWS :(
vIVA O LINUX

Anônimo

Helder, É verdade que o windows bate o linux em alguns aspectos. Sobre aquela questão do linux dar dor de cabeça, se ele for bem configurado não tem problema.

Anônimo

Para funcionar no MS office você tem que salvar em .doc. O Libreoffice por padrão salva tudo em .odt, é só ajustar e formato.

Postar um comentário

 
Conhecimento Linux
Design por João Elias - Topo ↑